O que é Psicoterapia?
A psicoterapia (do grego /psykhē/ – mente, e /therapeuein/ – curar; primeira referência /ca/. 1890) é um tipo de terapia, cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos e problemas de saúde mental. É um processo dialético efetuado entre um profissional, o psicoterapeuta, que pode ser psicólogo ou psiquiatra , e o cliente ou paciente. (Wikipédia)
A psicoterapia é um método de tratamento, no qual se utiliza os conhecimentos da psicologia e da psicopatologia, na clínica psicológica.
É um processo de busca de conhecimento e desenvolvimento pessoal e principalmente de ajuda. É um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência e criar caminhos internos para solucioná-las.
Muitas vezes as pessoas chegam a se “acostumar” com o sofrimento e com as dificuldades e a “incorporá-los” como parte de suas vidas, acreditando que nada pode ser feito para melhorar.
Em uma psicoterapia o indivíduo vai ter a oportunidade de aprender a lidar com o sofrimento e as dificuldades, através de uma nova compreensão, podendo atingir uma outra qualidade de vida, que muitas vezes nem supõe que possa existir. Através desse tipo de ajuda especial, a psicoterapia, o paciente poderá compreender seu mundo interno e perceber o que existe de mais profundo dentro de si. Poderá encontrar formas de resolver problemas emocionais ao longo da vida, o que o conduzirá a uma transformação, a um real crescimento e desenvolvimento.
Quem são os Psicoterapeutas?
São os profissionais da área da saúde (psiquiatras e psicólogos) que se especializam no tratamento clínico.
Quando procurar por uma Psicoterapia?
Uma pessoa deve procurar psicoterapia quando percebe que seus problemas, questões ou dificuldades estão maiores do que suas possibilidades para lidar com eles, ou seja, quando estão vivenciando algum tipo de sofrimento.
Também podem procurar psicoterapia as pessoas que querem tratar de uma questão específica, como problemas de relacionamento na família, entre casais, na escola ou no trabalho. Ou ainda quando sentem que a vida foi inundada por um sentimento de tristeza, impotência, opressão, culpa, medo ou ansiedade. Ou simplesmente a percepção de que nem tudo está bem, de que se fracassou nas tentativas de encontrar um caminho ou um sentido na vida.
Enfim, o ser humano é dinâmico e sempre pode crescer e se transformar, o que nos possibilita a superação das dificuldades emocionais adquiridas em nossa história de vida. Muitos são os estados de sofrimento, dificuldades, crises, transtornos ou doenças que tem encontrado uma solução ou melhora com o auxílio da psicoterapia.
É bom lembrar, entretanto, que psicoterapia não é mágica. Fazer psicoterapia não vai “fazer sumir” todos os seus males ou resolver todos os seus problemas, mas vai ajudá-lo a poder olhar as coisas de sua vida sob outra perspectiva e a conduzi-lo pelo difícil processo do autoconhecimento.
Em que casos a Psicoterapia pode ajudar?
A psicoterapia é um processo que viabiliza importantes transformações no indivíduo, trazendo resultados bastante consideráveis em diversas situações, como:
- Tratamento de transtornos psicológicos como transtorno do pânico, fobias, depressão, anorexia, bulimia, estresse pós traumático, transtorno obsessivo compulsivo, etc.
– Tratamento de transtornos de personalidade como transtorno borderline, transtorno esquizóide, transtorno paranóide, etc.
– Trabalho sobre conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e grupais que podem produzir ou contribuir para o sofrimento psicológico.
– Tratamento de depressão pós parto. – Tratamento para pessoas com dificuldade de tomar decisões, com ciúmes excessivo, timidez excessiva, pensamentos repetitivos e angustiantes.
- Elaboração de crises existenciais, de transições difíceis (luto, crises profissionais, etc.) e dificuldades nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento, etc.).
Benefícios da Psicoterapia
Desenvolvimento da capacidade de auto-gerenciamento, aprendendo a dialogar com os estados internos, a regular os estados emocionais e adquirir autonomia.
– Desenvolvimento da capacidade de auto-observação e auto-reflexão.
– Ajuda para sair dos padrões estereotipados e criar novas narrativas de si, novos modos de compreender e conduzir a própria vida.
– Desenvolver habilidades interpessoais como capacidade empática – saber se colocar no lugar do outro -, capacidade de comunicação, assertividade, resolução de conflitos, etc.
– Fortalecimento psicológico – ampliação da resiliência – para aumentar a tolerância e a capacidade de crescer com as dificuldades que a vida apresenta.
– Favorecer a saúde integral, física e psicológica.
– Busca de sentido existencial.
– Amadurecimento psicológico.
Existem diferentes formas de psicoterapia como individual, de família, de casal ou em grupos.
Também pode se contar com diversas técnicas, que embora se diferenciem na forma de abordar os problemas, costumam alcançar um resultado satisfatório e significativo.
Para iniciar um processo psicoterapêutico, basta marcar uma entrevista inicial com o profissional escolhido, afim de que possa tirar suas dúvidas pessoalmente. O psicólogo então fará uma avaliação acerca da necessidade ou não de uma psicoterapia.