Ingrid Cavalcanti Mello
Psicóloga
CRP: 06/155530
www.ingridmellopsi.com.br
Meu nome é Ingrid Mello, sou psicóloga e faço parte do corpo de psicólogos da Pax Psicologia. Conheço a Pax já alguns anos e tive a oportunidade de atuar na clínica, o que tem sido muito gratificante para mim.
Eu trabalho com a abordagem psicanalítica, auxiliando o meu paciente durante o processo de autoconhecimento, ajudando a lidar com suas dificuldades e significar os seus momentos durante a trajetória de sua vida.
Utilizar a Psicanálise dentro da psicoterapia faz total sentido para mim, pois alguns dos princípios básicos que eu utilizo são os processos de recordar, repetir e elaborar. Por incrível que pareça, nossa vida está cercada de repetições que reproduzimos de forma inconsciente e recordar sobre elas, nos dá a oportunidade de elaborá-las.
No meu trabalho atendo adultos e adolescentes. Porém, tenho uma especial identificação com os adolescentes, pois são pessoas que estão formando sua personalidade e que possuem uma maior capacidade de se transformarem e aprenderem.
Podemos entender a psicoterapia não apenas como uma oportunidade de lidar com problemas, até porque nem todo mundo que a procura precisa estar passando por algum tipo de dificuldade. O psicoterapeuta pode também oferecer a capacitação para o autoconhecimento, mas antes de qualquer coisa, ele acolhe o paciente sem julgamentos ou qualquer tipo de preconceito.
A partir do momento que alguém possui conhecimento sobre suas crenças, seus medos, suas qualidades e conquistas, pode então escolher quais crenças são importantes manter e quais precisam ser descontruídas para obter melhora da sua qualidade de vida, seja qual for o ambiente.
Falando sobre os adolescentes, é de extrema importância trabalhar com clareza em psicoterapia distinção do que é deles, e do que pertence aos seus pais. Isso significa conduzi-los através da informação e das próprias identificações que forem se criando, por meio dos caminhos que forem se abrindo, para que possam aprender a fazer suas melhores escolhas, de forma consciente e segura.
Durante o processo de psicoterapia costumo trabalhar com alguns materiais como jogos de tabuleiro, desenhos, questionamentos que abro para que o adolescente possa debater e expor as suas opiniões.
Além de priorizar o vínculo com o adolescente, também trabalho em conjunto com os pais, pois se o paciente possui um ambiente de acolhimento na psicoterapia e em casa, ele terá mais facilidade em evoluir e trabalhar suas dificuldades.
Clique abaixo para entrar em contato.