Alana Welker Gregório
Psicóloga
CRP: 06/115088
Especialista em Psicologia Clínica e Psicanálise.
Atendimento infantil, adulto e adolescente.
“Esconder-se é um prazer, mas, não ser encontrado é uma catástrofe.” (Winnicott)
É esse o papel da psicoterapia, encontrar você. E encontrar você mesmo, pois muitas vezes queremos nos esconder das nossas verdades internas. As vezes passamos uma vinda
criando um personagem, alguém que gostaríamos de ser, porém quando paramos para olhar para dentro de nós sentimos um vazio ou talvez uma sensação que vivemos uma mentira, que não somos verdadeiros com nós mesmos. A psicanálise te convida a encontrar você no meio de toda essa invenção que você criou para fugir de você.
E por que fugimos? Por medo. Medo de assumir quem somos, medo da crítica ou de assumir a responsabilidade de ser quem somos. Na vida existem duas alternativas, viver camuflando e fugindo dos nossos reais desejos, e isso provoca diversos sintomas, tais como tristeza, angústia,
ansiedade “sem motivo”, fadiga e cansaço, sensação que a sua vida “não anda”, entre outros.
De outro modo, podemos viver assumindo quem somos, claro que isso traz a responsabilidade de “sairmos do nosso armário emocional”, mas a liberdade de ser quem desejamos, o respeito e a leveza de viver quem eu posso e não quem eu gostaria de ser.
Vale a pena viver “despedaçado”? Viva por inteiro, esteja nas experiências, nas trocas e nas coisas simples da vida. Esteja de verdade nos acontecimentos da sua vida.
E aí, vamos encontrar você?